Bem vindos!

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.” (Piaget, Jean.
Early childhood education. 1991/pg 97)


Para mim a utilização do formato "blog" representa uma nova proposta de superação. Por ser online qualquer pessoa, a qualquer momento, pode visualizar, contribuir, criticar e atualizar-se. Por isso, conto com sua participação construtiva neste trabalho que faço com tanto prazer e cuidado.

OBJETIVO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO:

"Registrar a reflexão crítica entre teoria e prática, demonstrando o processo de construção do conhecimento interdisciplinar, como forma de avaliação participativa do ensino e aprendizagem."
(turma PDM 11)

OBSERVAÇÕES:

As informações contidas aqui foram elaboradas por mim, com base nos estudos do curso de pedagogia, experiências compartilhadas e outras fontes. Blog em contínua evolução! Porque devemos sempre querer ser melhores do que antes ;)



sábado, 11 de julho de 2009

1. Introdução


Meu portfólio
Tenho uma idéia bem clara sobre como quero que seja meu portfólio. Ao meu ver, esta é a proposta ideal. Escolhi cada tópico com muito cuidado, visando que o desenvolvimento pleno deles evidencie os conhecimentos construídos durante o semestre, relacionando os conteúdos das disciplinas. Sei que com o tempo estes tópicos irão ter um sentido diferente para mim, alguns poderão se unir em um só, outros poderão se dividir... Enfim, trata-se de uma longa e silenciosa metamorfose. As figuras também foram analisadas e escolhidas com sensibilidade, pois acredito que uma comunicação não-verbal e clara auxilia no processo de assimilação.

Não tenho medo do portfólio. Falo isso com a certeza de que vou me “escabelar” por causa dele e até perder algumas noites de sono ou momentos de lazer. Mas, no final, tudo isso fará parte do meu crescimento, como pessoa e profissional, e da minha construção de conhecimentos, através das pesquisas, trocas, etc. Gosto muito de escrever, não sei se é bom o que escrevo, mas o faço com prazer, independentemente do sucesso que este poderá ter. É apenas a necessidade de expressar pensamentos. Pensamentos que procuram outros pensamentos. Semelhantes, ou até diferentes, para que possam aprender uns com os outros.

Com certeza este portfólio nunca estará pronto, acabado. O hoje sempre nos dá a ilusória sensação de estarmos completos, afinal, depois de tudo que aprendemos, nos tornamos experientes e lapidados. Mas ao contrário de uma obra de arte, que depois de todo o trabalho de construção e pintura fica pronta, nós nunca estamos prontos. Não há limites para uma vida. Não existe o pronto, o correto, a arte final. Sempre existe uma nova fase. Sempre há mais para se aprender. Sempre haverá mais alunos para se ensinar e conquistar, ou até, reconquistar. Sempre haverá problemas para solucionar. Sempre haverá conquistas para comemorar!

Então, mais uma etapa se inicia. A cada ano crescemos mais, aprendemos muito e vamos ao encontro do que nos espera. Seja como for, com certeza Deus guardou algo especial para cada um de nós. Bom (e construtivo!) portfólio para todos nós!

Nenhum comentário: